21.8.12

FRAME: Nascido Para Matar, 1987.


NASCIDO PARA MATAR
Dir.: Stanley Kubrick
(Full Metal Jacket, 1987)

Se não fosse por este filme, talvez eu não continuaria estudando cinema, talvez não estaria escrevendo neste blog. Como às vezes a arte pode realmente mudar os caminhos da vida de uma pessoa.

Em 2003, durante as filmagens do primeiro curta que co-dirigi (junto com Arnaldo Malta), chamado "Um Fechar de Olhos", a primeira experiencia como diretor e tão estressante. Equipe grande, elenco grande, dezenas de figurantes. Aprendi com o Diogo Gomes dos Santos que "um diretor sempre deve mostrar para a equipe o que quer, senão perde a equipe, mesmo se estiver errado". Três dias de gravações.

Estava preste a desistir do audiovisual.

Foi quando, em uma das locação existia uma "Feira do Rolo", onde encontrei um cara que vendia VHS velhos. Estava procurando "O Iluminado", que como sou fã de filmes de terror, me disseram que este era um clássico. O cara do VHS não tinha esse mas ele disse:

- Tem esse aqui que é do mesmo diretor.

Me deu uma cópia de "Nascido Para Matar". Comprei. Cheguei em casa. Assisti.

O filme é dividido em dois atos: primeiro o treinamento militar e o segundo a guerra do Vietnã.

Pra mim aquilo refletiu na minha vida: primeiro ato aprender como fazer o audiovisual, segundo ato produzir pelas próprias pernas. Guerra = Mercado. As analogias com este filme vão longe pra mim. Sem ele não estaria escrevendo esta linha.    

Desde então, Stanley Kubrick passou a ser um dos meus cineastas favoritos, ainda mais depois que assisti todos os seus filmes lançados no Brasil. 

Cenas do filme:



... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...