15.5.09

O ESQUEMA GERAL DA VIDA #05

HU-HUM

Eles chegam ao Mutreta Comidas Típicas, só para mudar um pouco de restaurante.

GARÇONETE: Pois não?
CURIATI: Uma Vaca Atolada para três.
A garçonete anota o pedido e sai.
CINTIA: Sai do cinema, em silêncio, como eu sempre faço. Aí no banheiro tinha uma moça que estava na mesma exibição que eu. Ela disse: Você sente muito mais o livro. A outra mulher disse: É muito mais pesado.
CURIATI: O Fernando Meirelles pegou leve, é?
CINTIA: É.
GONZALO: Não era pra ele fazer esse antes de “Cidade de Deus”?
CINTIA: Ele disse que era. Talvez antes ele teria feito mais denso ainda.
GONZALO: Mas o que você achou do filme?
CINTIA: Pra mim, sei lá, parece que o filme poderia ser melhor. Eu não me senti incomodada, nem nas cenas de estupro. Nem quando os cachorros comem o cadáver. Ele poderia fazer um filmaço. Parece que teve muito respeito ao material original.
GONZALO: Eu assisti Sicko.
CINTIA: E aí?
GONZALO: É bom. Às vezes parece meio forçado mas o Michael Moore é um dos únicos caras que cutucam os norte-americanos e isso já vale. Os “heróis” do 11 de Setembro indo para Cuba para se tratar é foda. E as comparações?
CINTIA: Sabe que eu achava? Que como Michael Moore compara quase sempre o Estados Unidos com o Canadá e é na verdade um plano da direita para que nós, possíveis imigrantes vá para o Canadá e não pra lá.
Eles riem. Menos Curiati que apenas esbouça um sorrisinho tímido.
CINTIA: Tá quieto hoje, Curiati.
CURIATI: É que... nada.
CINTIA: O que aconteceu?
CURIATI: Eu estou enjoado de cinema.
CINTIA: Hum.
CURIATI: Talvez eu comece a assistir alguma série.
GONZALO: Twin Peaks.
CURIATI: Não aguento o Lynch.
CINTIA: The L World? Dexter? House?
CURIATI: Hu-hum.
CINTIA: Você está um saco hoje.
Curiati pensa um pouco e levanta. Vai embora sem olhar para os amigos. Cinta e Gonzalo se olham.
CINTIA: Ué?
GONZALO: Ele tá assim porque tomou um fora da Pernele.
CINTIA: Aquela mina chata que trabalha junto com ele?
GONZALO: Hu-hum. Ô, garçonete! A nossa Vaca Atolada é só pra dois agora, tá?
Cintia fica quieta por um tempo, sentindo um pouco de ciúmes e talvez feliz por Curiati ter tomado um pé-na-bunda.

Um comentário:

  1. Bom demais. O desfecho da vaca atolada para dois. E como a discussão desse casal da história/crônica pego carona neles para discutir cinemar: Compartilho o cansaço de ver tantos filmes. O Cegueira do Meirelles é colado no livro, não sei se o filme ficaria melhor se mergulhado na violência, não é para ser ficção, é para simbolizar a cegueira dos dias atuais. Gosto dele, mas acho que falta alguma coisa, talvez porque o Meirelles é muito mais um produtor/diretor comercial que um artista apaixonado. Das séries, Dexter sempre, e Medium (Patrícia arquete, que adoro). Lost voltou a ficar demais. Não perco. E eu aguento o Linch, na maior parte das vezes.

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...