18.12.17

Ficção em Tópicos

Como sempre eu pesco e roubo coisas interessante do nosso querido Revide de Eduardo Araújo (clique aqui agora) e vasculhando por lá ele postou sobre ferramentas para escritores:

Ficção em tópicos e The story grid, de Shawn Coyne (clique aqui)


E novamente vasculhando o site Ficção em Tópicos encontrei algumas coisas interessante e esse texto: 

  

1. OFICINAS SÃO UMA MODINHA PASSAGEIRA

“Oficinas literárias são uma moda. Uma indústria feita por (e para) escritores de fachada, muito mais interessados em dinheiro, fama e visibilidade, que na literatura propriamente dita.” 

2. OFICINAS ENSINAM REGRAS PARA ESCREVER

“As oficinas literárias pretendem te ensinar a escrever partindo de regras pré-estabelecidas e do pressuposto errôneo de que é possível ensinar alguém a escrever.”

3 OFICINAS PRODUZEM ESCRITORES-ROBÔS

 “Escritores de oficina escrevem sempre igual, razão pela qual a literatura brasileira está chafurdando na mesmice, com textos formalmente perfeitos, mas que não têm nada a dizer.”

4. OFICINAS TRAVAM A CRIATIVIDADE

“Pensar na técnica, refletir sobre o processo criativo numa oficina, só vai fazer de mim ou um escritor artificial ou um escritor travado.”

5. OFICINAS SÃO PARA ESCRITORES AMADORES

 “Um escritor realmente talentoso não precisa de oficina literária. Isso é coisa de amadores ou de aposentados ávidos por uma terapia.”

CLIQUE AQUI para ler o texto completo.







>>>


Um comentário:

  1. Estou numa dúvida cruel em entrar numa escola de escritores aqui da minha cidade o ano que vem. Tenho medo de travar engessar toda a minha criatividade e inspiração. Mas confesso que é tentador querer saber mais sobre.

    Abraços

    Alê
    https://nossoconfessionariopublico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...